Banho do bebê: Guia prático e completo sobre tudo que você precisa saber

Banho do bebê: Guia prático e completo sobre tudo que você precisa saber

A hora do banho do bebê é realmente uma hora especial. Trata-se de um momento de carinho, proporcionando o relaxamento do bebê, bem como o fortalecimento dos laços com a mamãe e com o papai.

Mas toda criança em seus primeiros meses de vida é frágil e precisa ser tratada com delicadeza. Por isso, na hora do banho vem sempre aquele friozinho na barriga: como dar banho em bebê com segurança?

Dessa forma, esse sentimento acontece devido a preocupações como a escolha dos produtos adequados, a forma correta de proceder com as lavagens, a temperatura da água e outras questões fundamentais.

Pensando nisso, preparamos um artigo completo com um guia prático e completo com tudo que você precisa saber sobre o banho do bebê.

Quer saber mais? Continue lendo este artigo.


Itens necessários para o banho do bebê

Agora que você já sabe que o banho do bebê é um momento importante, é necessário que você saiba que todos os detalhes são importantes também e é sobre ele que vamos falar agora.

Portanto, O primeiro passo é definir o que você vai precisar no banho e é neste momento que a escolha dos itens são fundamentais e dentre eles, a banheira, os acessórios, os produtos e por aí vai.

Falando em produtos, é importante que nessa hora você optepor produtos que sejam dermatologicamente testados e, desta forma, que ofereçam um pH balanceadopara a pele sensível do seu filho – o recomendável é usar sabonetes líquidos com pH fisiológico.

Considere também a praticidade. Lembre-se que o neném não ficará “quietinho” enquanto você o banha. Por isso, quanto mais práticos forem os itens de higiene, mais fácil se tornará esse momento.

Além dos itens de higiene, a sua atenção também deverá ser dada a:
  • Qualidade da banheira.
  • Temperatura da água, que precisa ser morna, o suficiente para cobrir o bebê até os ombros. A temperatura média deve ser de 37 graus (não precisa ser filtrada ou fervida, pode ser a água do chuveiro mesmo);
  • Verificar se o ambiente esteja quentinho e sem correntes de ar;
  • Ter acesso a uma toalha felpuda ou uma fralda.

Passo a Passo para dar banho no bebê

Com os itens essenciais já separados, é importante, desse modo, seguir um passo a passo para que o banho do bebê seja completo e sua experiência segura e aconchegante.

É só seguir o passo a passo que deixaremos aqui e usufruir dos benefícios.

Antes do banho

  • Escolha um ambiente espaçoso, onde seja possível se movimentar com tranquilidade e organizar tudo para o banho e pós-banho.
  • Priorize produtos específicos para bebês, com pH neutro e função 2 em 1. Eles são mais práticos para este momento.
  • Tenha à sua mão tudo o que necessita após o banho: toalha, pomada, fralda, hidratante, roupa limpa etc.
  • A altura ideal da banheira é na cintura do adulto. Isso permite maior mobilidade e conforto para o adulto e para o bebê.
  • Aqueça o espaço onde o bebê irá tomar banho de modo em que a temperatura ambiente esteja entre os 20ºC e 22ºC. Se estiver frio, verifique se as janelas e outras entradas de vento estejam fechadas.
  • Encha a banheira com água a 37ºC. Com a ajuda de um termômetro de banho verifique a temperatura. 
  • A profundidade da água deve ser até o quadril do bebê, algo em torno de 5 cm. 
  • Tire a roupa do seu bebê e limpe a área da fralda antes de levar o bebê à banheira. O objetivo é evitar a contaminação da água do banho.

Durante o banho

  • Segure o bebê colocando uma mão na nuca e nos ombros e a outra no bumbum. Ele se sentirá tranquilo para entrar na banheira.
  • Para manter o bebê seguro, mantenha-o perto de um dos lados da banheira, com o bumbum apoiado e a cabeça fora da água.
  • Converse com o bebê olho no olho ou cante uma música calma e bem baixinha. Isso aumenta o laço afetivo entre vocês e o acalma para o sono.
  • Ainda segurando o bebê com uma das mãos, pegue um pouco do produto escolhido para o banho com a outra mão.
  • Com delicados e suaves, comece a lavar o couro cabeludo do bebê, seguindo pelos braços, tronco, pernas, pés e termine nas partes íntimas.
  • Para enxaguar, use a mesma mão que aplicou o produto para jogar pequenas quantidades de água na cabeça ou inclinando para trás, garantindo que não escorra água nos olhos do bebê.
  • Nunca o deixe sozinho durante o banho qualquer que seja a idade, mesmo que seja por um instante ou com pouca água. 

Se lhe parecer complicado lavar o seu bebê, no caso de recém-nascido, dentro da água, pode optar por ensaboá-lo deitado em uma toalha e, dessa forma, em seguida lavá-lo com água. 

Assim, a cada 2 ou 3 dias, lave o couro cabeludo e cabelo do seu bebê com um shampoo adequado que não arda nos olhos. Para enxaguar o cabelo do seu bebê, utilize um copo ou simplesmente a sua mão em concha, conforme for mais agradável para ele. 

Se o bebê regurgitar, fazer xixi ou cocô na água, não hesite em tirá-lo da banheira, secá-lo e preparar outro banho com água limpa.

A partir do 4º ou 5º mês pode utilizar um suporte para banho, se desejar.


Depois do banho

  • Após o enxágue, cubra o rapidamente o bebê com uma toalha e seque-o suavemente sem esfregar. Tenha uma atenção especial na área da fralda e às dobrinhas (coxas, axilas, pescoço e pés) para garantir, dessa forma, que ele fique sequinho. 
  • Posicione a fralda abaixo do bebê e aplique a pomada antiassaduras nas regiões em torno dos genitais e das dobrinhas do bumbum.
  • Lembre-se de manter o ambiente em uma temperatura amena (nem muito frio, nem muito quente) e, então, aproveite para hidratar enquanto faz uma massagem relaxante e delicada do neném.
  • Vista o bebê com uma roupa confortável e, caso ele tenha bastante cabelo, use uma escovinha de cabelo específica para recém-nascido e penteie as madeixas dele. E pronto!

Acessórios para o banho do bebê: faça deste momento especial

Agora que você já sabe o passo a passo, que tal colocar um pouco de diversão ou mesmo contar com acessórios que facilite o banho do bebê?!

Pois é, a hora do banho pode, então, ser muito divertida. 

Os brinquedos de água para a banheira do bebê são uma ferramenta para que os pequenos apreciem essa atividade. Com eles, as crianças conseguem associar esse momento de higiene com a brincadeira e o entretenimento.

O banho representa uma parte importante da rotina diária, que marcará os hábitos do bebê desde cedo. 

Para os pais, igualmente, chega a ser um momento de paz, união, confiança e intimidade, que os une de uma maneira emocional.

Para os bebês, portanto, estar na banheira costuma ser uma experiência muito relaxante e, nesse lugar, eles descobrem, dessa forma, novas sensações.

Assim, uma das opções para um banho ainda mais relaxante são as almofadas e redes para banhos que acomodam e facilitam um banho relaxante e tranquilo.

Além disso, à medida que passam os meses, essa tarefa desperta os sentidos e começa a ser apreciada de maneira diferente.

Os bebês já são capazes de segurar objetos com as mãos, batem na água e querem, dessa forma, passar mais tempo curtindo essa atividade.

Quando notarmos que eles já são capazes de fazer tudo isso, esse é o momento preciso para começar a introduzir os brinquedos de água  para a banheira do bebê. Eles não vão apenas divertir, como também ajudar, dessa forma, a aumentar as suas capacidades motoras e visuais.

Além disso, devemos levar em conta a idade do pequeno. É necessário, dessa forma, procurar os brinquedos mais adequados para o momento e, certamente, também os menos perigosos.

Os tapetes  também são acessórios que podem fazer a diferença no banho do bebê, promovendo segurança e imaginação.

Não deixe de estar atento a esses detalhes

Já falamos que o banho do bebê é um momento especial, por isso, resumimos as dicas essenciais para um banho relaxante, tranquilo e seguro. Confira:

1.      DEIXE TUDO AO ALCANCE DAS MÃOS

Antes de começar o banho, prepare todos os itens que você vai utilizar e deixe tudo ao alcance de suas mãos, sem precisar se ausentar para alcançar. Dessa forma, separe o sabonete, toalha, roupinhas, fraldas, pente (caso seu bebê já tenha cabelos) e tudo que considerar necessário para facilitar a hora do banho.

2.      ACERTE A TEMPERATURA DA ÁGUA

A temperatura ideal da água para o banho é entre 36,8 °C e 37,5 °C. Para acertar o ponto, você pode ir temperando a água: mescle um pouco de água fria com água quente até chegar à temperatura desejada. Não é necessário ferver ou filtrar a água, você pode dar banho no seu bebê com a água do próprio chuveiro.

3.      CUIDE COM O VENTO E CORRENTES DE AR

Antes de preparar o bebê e a água, confira se todas as portas e janelas estão bem fechadas, evitando correntes de ar frio na hora do banho. Se for inverno, portanto, ou se sua casa estiver muito gelada no momento, utilize um aquecedor de ar para criar a uma temperatura agradável no ambiente.

4.      UTILIZE ACESSÓRIOS DE QUALIDADE

Dessa forma, um item indispensável para os primeiros meses de vida do bebê é a banheira . Você também pode utilizar um bom suporte para proporcionar um maior conforto. Uma rede de proteção, uma almofada para banho, tapete ou um assento para banheira são excelentes aliados para proporcionar maior segurança para a criança, pois ajudam a evitar que ela escorregue e, assim, podem prevenir acidentes.

MANEIRE NO SHAMPOO E SABONETE

A água é suficiente para higiene nas primeiras semanas de vida. Se preferir utilizar sabonete ou shampoo, dê preferência aos produtos neutros, feitos especialmente para bebês e lembre-se: use sempre quantidades pequenas para evitar ressecamentos na pele.

6.      NÃO TENHA MEDO DE LIMPAR O UMBIGO

Na hora do banho, não tenha receio de limpar o coto umbilical do seu filho(a), ele (ou ela) não sente dor nessa região. A limpeza do umbigo, dessa forma, é similar ao restante do corpo, com água e sabonete neutro. Seque levemente com uma toalha e finalize, desse modo, a limpeza com uma haste flexível umedecida em álcool 70%, passando em volta e na base do coto.

7.      LIMPE BEM AS DOBRINHAS

Portanto, não tenha medo também de limpar o pescoço, as axilas e genitais, sempre com delicadeza. O bebê não sentirá dor e terá um momento de puro relaxamento. Lembre-se: é muito importante limpar bem todas as dobrinhas do bebê, para que não acumulem pequenas sujeiras.

8.      APOSTE EM TOALHAS-FRALDAS

Dessa forma, é fundamental que, desta forma, todas as toalhas do seu bebê estejam sempre limpas e higienizadas. Assim, prefira toalhas-fraldas nos primeiros meses, elas trazem mais proteção à pele do bebê, ainda muito fininha, logo ao sair do banho. Coloque-a entre o bebê e a toalha normal para mantê-lo protegido após o banho.

Dessa forma, fique atento ao nosso blog nos próximos posts e fique por dentro de muitas outras dicas úteis.

Se quiser conhecer todos os nossos produtos, clique aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *