Quarto do bebê, como decorar?

Quarto do bebê, como decorar?

Quarto do bebê, como decorar?

A decoração do quarto do bebê é uma pequena amostra de como vai ser a vida com a chegada do seu pequeno, já que essa é uma tarefa que exige muito planejamento, traz gastos e provoca muita ansiedade nas mamães. Mas, essa também pode ser uma experiência muito prazerosa, divertida e um grande ato de amor.

Ao começar a arrumar o quarto do seu pequeno, começam a aparecer muitas dúvidas sobre quais móveis comprar e qual o estilo seguir. 

Se você quer que a tarefa de montar o quarto do seu pequeno seja uma experiência incrível e cheia de amor, continue lendo e saiba mais!

Como escolher os móveis para o quarto?

Se você está pensando em um quarto mais básico, não precisará de muitos móveis, uma cômoda, um berço e uma poltrona já são suficientes. Dessa forma, você pode improvisar e ser muito criativa com elementos que você já possui em casa mesmo. Um exemplo disso são os pais que preferem amamentar e dormir com o bebê na cama, nos primeiros meses de vida. 

  • Berço – Escolha opções de móveis que sejam mais versáteis e que ofereçam opções conforme a criança for crescendo. Berços como esses que estamos descrevendo costumam possuir duas opções de altura e muitos deles também acabam virando uma caminha, para você poder usar quando a criança estiver maior. Dessa forma, você não precisará comprar mais móveis tão cedo! Nunca se esqueça de conferir se o berço possui as certificações de segurança necessárias, para prevenir possíveis acidentes.  
  • Cômoda – Esse é um dos móveis considerados dos mais práticos para o quarto do seu pequeno. Isso porque ele acomoda todas as roupas e pode dispensar a necessidade de um guarda-roupa, se seu espaço for pequeno ou se você preferir deixar para montar o quarto definitivo quando a criança for um pouco maior. Além disso, a cômoda pode servir também como apoio de trocador.
  • Poltrona de amamentação – Este item é mais para o conforto da mamãe que irá passar muitas horas do seu dia e da sua noite amamentando o bebê. A poltrona pode ser substituída também por uma cadeira de balanço ou sofá. O mais importante é ter um lugar reservado para a amamentação, que ofereça muito conforto e tranquilidade.

O quarto do bebê junto com os pais ou com o irmão mais velho 

Se você optar por fazer o quarto do bebê junto com o dos pais, procure investir em poucos móveis, coloque uma cômoda para que ela sirva para guardar as roupas do bebê e sirva também como um trocador, escolha um berço pequeno (já que na maioria das vezes esse arranjo é provisório). Para a decoração, escolha cores mais neutras e suaves, para que não brigue com o restante da decoração do quarto. Caso você queira fazer algo diferente, marque o espaço onde o bebê ficará com papel de parede, quadros e objetos infantis, e um tapete bem fofo.

Agora se o bebê for compartilhar o quarto com o irmão, tenha cuidado para não invadir o espaço do primogênito. Portanto, evite mudanças muito radicais na decoração, mantenha o mesmo estilo do quarto, você pode acrescentar alguns objetos para o bebê. Se o quarto não tiver muito espaço, compre um berço pequeno e futuramente troque por um beliche.

9 dicas para decorar o quarto do bebê

Utilize nichos

Os nichos costumam ser super baratos, versáteis e super fáceis de serem instalados. Eles servem para apoiar objetos e utensílios, assim como, para decorar com plantas, bichinhos e brinquedos. 

Coloque um tapete

O tapete tem como característica principal decorar o ambiente, embora ele sirva também para aquecer e deixar o quarto ainda mais aconchegante. Você pode escolher qualquer tipo de formato, assim como, pode escolher por uma peça mais neutra, colorida ou estampada para combinar com o estilo do quarto do seu pequeno. Contudo, não esqueça de prestar atenção no material na hora de realizar a compra, opte pelos modelos laváveis e anti-alérgicos. 

Instale cortinas

A cortina no quarto do bebê também ajuda a deixar o ambiente ainda mais aconchegante, assim como, ajuda a controlar o excesso de luz que pode entrar pela janela. Como sabemos, os bebês costumam dormir mais de dia, ainda mais nos seus primeiros meses de vida, por isso, invista em cortinas que filtrem a entrada de luz, mas que mantenham alguma claridade, para que você não tenha que ficar abrindo e fechando a janela.

Pendure quadros

Os quadros nos quartos de bebês são perfeitos para dar alegria e ainda mais personalidade para o ambiente. Dessa forma, escolha um tema para a decoração e instale alguns quadros que combinem com ela, você também pode colocar fotos da família e posteriormente do bebê também.

Instale prateleiras

As prateleiras são muito práticas para deixar os objetos à mão. Além dos mais, elas também servem para apoiar peças de decoração que podem ir sendo trocadas conforme os bebês forem crescendo.

Lustre

O lustre pode fazer a diferença na decoração do quarto do seu bebê. Você pode escolher de acordo com o tema do quarto, desde lustres de cristal até luminárias estampadas. Escolha aquele que mais combina com o tema da decoração do quarto. 

Papel de parede

Os papéis de parede possuem uma grande variedade de cores, estampas e texturas disponíveis no mercado, deixando a decoração do quarto do bebê ainda mais prática de ser realizada.   

Adesivos

Se você quer fazer uma parede você mesma e diferente do habitual, invista em adesivos. Eles podem compor uma ilustração perfeita ao lado do berço, ou em um padrão cobrindo toda a parede do quarto. São diversas opções e servem perfeitamente para os quartos pequenos e compartilhados. 

O quarto de bebê planejado

Se o seu grande desejo é ter um espaço super personalizado para o seu bebê, invista em um quarto planejado. Dessa forma, todos os móveis vão ser sob medida, o que pode tornar possível ocupar até mesmo os espaços que sejam mais compactos. Porém, atente para a disposição dos móveis, de forma que possam se adequar às diferentes fases do bebê. 

Como utilizar as cores certas no quarto do bebê?

Lembre-se sempre que o quarto do bebê deve ser um ambiente calmo, aconchegante, alegre e confortável. Portanto, escolha cores mais claras e calmas para que elas transmitam paz e harmonia ao seu pequeno. Nos últimos tempos tem se utilizado muito nas decorações de quarto de bebês cores pastéis, que são cores mais suaves e que transmitem alegria. Por outro lado as cores mais neutras, inspiram harmonia e são mais fáceis de combinar. 

Entretanto, é muito importante que você leve sempre em consideração os seus gostos. Se você não gosta de rosa algodão-doce, não adianta ninguém dizer que essa cor acalma o bebê, se você se sentir mal em um espaço dessa cor. Saiba que não é errado utilizar cores mais vibrantes, como o amarelo, se souber combinar com os outros itens de decoração. 

Saiba o que não pode faltar no quarto do bebê

Versatilidade

Lembre-se que com os anos o seu filho irá crescer, então é muito importante que o quarto também consiga ser mudado para acompanhar o seu crescimento. Dessa forma, escolha móveis que permitam essa mudança ao longo do tempo. Ao montar a decoração escolha por itens que podem ser facilmente substituídos e rearranjados com os anos. 

Segurança e saúde

Ao escolher os itens que vão compor o quarto, evite móveis que tenham quinas ou canto vivo. Tenha cuidado também com objetos pontiagudos ou que possam facilmente ser engolidos. Para manter a saúde do bebê em dia, mantenha sempre o quarto limpo, arejado e deixe a luz natural entrar. 

Conforto e praticidade

Monte uma decoração confortável, tanto para o bebê quanto para seus cuidadores. Escolha lençóis e mantas de algodão, luz controlada, poltrona ou cadeira com design versátil, esses são alguns exemplos de itens que trazem ainda mais conforto para o quarto do seu pequeno. Sempre deixe os objetos que você mais irá utilizar à mão em cestas, gavetas ou prateleiras. 

Continue acessando o nosso blog para ter acesso a muitos outros conteúdos como esse. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *